sábado, 14 de novembro de 2009

gravidez mês a mês

A menstruação está atrasada, os seios estão inchados, os mamilos mais sensíveis e com uma tonalidade mais escura e alguns carocinhos ao redor domamilo. Surgem as náuseas e os vómitos, um aumento da circulação sanguínea, aumento dos batimentos cardíacos, baixa da tensão arterial e uma produção aumentada de progesterona. Toda esta série de modificações trazem um aumento de cansaço e um sono quase incontrolável. Além da azia existe um aumento da vontade de urinar com bastante frequência.

Para confirmar a gravidez, o médico pede um teste laboratorial verifica a dosagem, na urina ou sangue, da hormona Beta HCG. Se o resultado for positivo, então a futura mãe está de parabéns: um bebé vem a caminho e com ele, muitas mudanças na vida do casal.
1ª a 4ª semana
O óvulo fertilizado subdivide-se em diversas células, ao mesmo tempo que avança pela trompa de Falópio. Ao chegar à cavidade do útero (por volta do quarto dia após a fertilização) é já uma pequena bola (ainda não visível a olho nu), constituída por cerca de 100 células. Neste período, o ovo vai-se desenvolvendo até atingir perto de 0,3 cm de comprimento.
5ª a 6ª semana
O embrião flutua no saco de líquido e terá quase 1 cm. A cabeça começou a ganhar forma e nas suas quatro concavidades aparecerão, mais tarde, as orelhas e os olhos. Quatro pequenos cotos formarão os membros.
Desenvolve-se a barriga e o peito e começa a constituir-se o coração e o sistema circulatório.
Orientações:
- Para aliviar os enjoos, chupe gelo, limão ou sumo de hortelã, coma batata crua( pode ser so um pedacinho) leite gelado.
- O cigarro e o consumo de álcool devem ser evitados durante toda a gravidez.
- Não tome qualquer medicamento nem faça radiografias sem orientação do seu médico.
- Consuma mais alimentos ricos em ácido fólico, como o feijão, grão-de-bico, lentilha, espinafre, brócolos, couve-flor, repolho cru, cenoura, fígado, levedo de cerveja, pão integral, laranja e banana. Ajudam a prevenir anomalias cardíacas, malformações e alterações congénitas.

http://bebes.clix.pt/calendar/calendar.asp

Sem comentários:

Enviar um comentário