segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Quarto mês da gravidez

O bebé mede 25 cm e pesa 340 g. Começa a nascer os primeiros cabelos. Forma-se uma substância protectora da pele do bebé no útero (o vérnix). Ao mesmo tempo, o sangue da mãe fornece substâncias que lhe darão resistência a certas doenças nas primeiras semanas de vida. O bebé reage agora aos ruídos exteriores e movimenta-se com frequência, apesar de reservar alguns períodos ao descanso.
Acabam se os enjoos e o risco de aborto diminui; tantas mudanças no corpo, em simultâneo com as alterações hormonais, modificam a estabilidade emocional; a grávida sente-se mais insegura, angustiada, e com medos; passa do choro ao riso sem motivo aparente.
É normal, também, que o desejo sexual se altere, para mais ou para menos; as causas podem ter uma origem puramente biológica ou estarem associadas a um medo inconsciente de ferir o bebé durante o acto sexual.
O médico vai pedir novas análises nesse período; como prevenção, e se a idade for superior a mais de 35 anos ou já é mãe de uma criança com síndrome de Down, terá de ser efectuado o exame da amniocentese, para garantir se o feto sofre ou não de alguma anomalia genética.
Dicas:
- Os exercícios físicos são importantes para o bem-estar geral e vão ajudar muito no momento do parto; há que dar preferência às caminhadas, natação, hidroginástica ou até mesmo o ioga.
- Converse com o companheiro sobre a vida sexual; juntos, encontrarão as posições e a frequência mais indicada para estes meses tão especiais.

Sem comentários:

Enviar um comentário