quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ser mãe em Portugal


Sou brasileira e vivo em Portugal, em 2008 fiquei grávida de minha primeira filha, hoje ela já tem 9 meses, já engatinha, fala papa e mama e algumas palavras que não conheço, cá em Portugal as mulheres tem direito ao subsidio pré-natal desde a partir de 13 semanas de gravidez, para requerer este subsidio a futura mãe deve preencher um formulário colocando junto copia de seus documentos e comprovante de morada, comprovante de tempo de gravidez assinado pela medica de família, IRS do ano anterior. E entregar na segurança social, ou pode fazer como eu que utilizo a segurança social directa e fazer o pedido pela internet. ( na minha opinião pela internet e mais pratico pois não precisas enfrentar filas e mais rápido de ser deferido). 

Se o requerimento não for apresentado durante o período de gravidez, considera-se válido o requerimento do Abono de Família para Crianças e Jovens, após o nascimento da criança, desde que este seja apresentado pela mãe, no prazo de 6 meses a contar do mês seguinte ao do nascimento.
Depois que a criança nasce passa a ter direito a um abono do mesmo valor do abono pré-natal ate completar um ano depois este valor abaixa, para recebe lo basta levar o registro de nascimento da criança a segurança social.

Sem comentários:

Enviar um comentário